No dia 06 de janeiro comemora-se o Dia de Reis. Na tradição cristã, a data marca a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus em sua manjedoura. Após serem guiados pela Estrela de Belém, Baltazar, Belchior e Gaspar ofertaram três presentes ao recém-nascido. Foram eles: incenso, ouro e óleo de mirra.
Você conhece o significado e a importância desses elementos?
Evidências arqueológicas apontam que o incenso oferecido ao menino Jesus era feito de Olíbano, conhecido em inglês como “Frankincense”. O incenso simboliza a oração que se eleva ao alto por meio da fumaça. Considerada uma árvore sagrada, o Olíbano é nativo da região próxima ao Mar Vermelho, Norte da África e Península Arábica. Desde o mundo antigo a resina de Olíbano sempre foi apreciada pela sua preciosidade, chegando, até mesmo, a ser alvo de disputas políticas.
Amplamente empregado em cerimônias religiosas é conhecido por auxiliar na meditação, facilitar a elevação espiritual e promover a purificação de ambientes. O ouro foi um tesouro ofertado para inspirar a riqueza verdadeira e a proteção divina. Já o óleo de mirra, que também é uma planta associada à sacralidade, representa limpeza e proteção contra impurezas e doenças.
O Dia de Reis movimenta diferentes tradições em todo o mundo. Há países que o celebram com a feitura de bolos, rezas e cânticos, peças teatrais, entrega de doces para crianças ou enfeites nas janelas com sapatos preenchidos com capim. No Brasil costuma-se realizar o desmonte das árvores de Natal, juntamente com os desfiles folclóricos da folia de reis, comuns especialmente em cidades do interior.
Para além das narrativas bíblicas e históricas, o Olíbano e a mirra seguem sendo aclamadas por suas representatividades, usos e propriedades terapêuticas. De ambas as espécies é possível extrair-se óleos essenciais que, por sua vez, são amplamente prestigiados na aromaterapia.
O óleo essencial de Olíbano, em síntese, destaca-se pelos efeitos sobre os sistema nervoso e respiratório. No campo emocional é aterrador e facilitador de processos que envolvam o despertar da consciência espiritual. Já o óleo essencial de mirra é notável para o tratamento de inflamações e regeneração da pele. No campo emocional, auxilia na promoção da tranquilidade profunda, calma e paz interior, sendo indicada para momentos de introspecção e meditações.